Aprenda os sinais de um ataque cardíaco

Published On: March 9, 2022

Os ataques cardíacos são uma emergência médica séria que requer atenção imediata. Eles ocorrem quando o fluxo de oxigênio para o coração é severamente restringido ou cortado completamente. Conhecer e reconhecer os primeiros sintomas de um ataque cardíaco pode salvar sua vida.

Existem alguns sinais de que você ou um ente querido pode estar nos estágios iniciais de um ataque cardíaco. Se você sentir esses sintomas ou notá-los em outra pessoa, ligue para o 911 imediatamente.

  • Dor ou desconforto no peito
  • Dificuldade para respirar
  • Tonturas, náuseas ou vômitos
  • Desconforto nos braços, pescoço, mandíbula, costas ou estômago

Uma coisa importante a lembrar é que os sintomas de um ataque cardíaco tendem a se apresentar de maneira diferente em homens e mulheres. Enquanto os homens são mais propensos a ter dor no peito, o sintoma mais comum associado a um ataque cardíaco, as mulheres são mais propensas a ter dor na parte superior do corpo e sentir falta de ar. Certifique-se de não descartar esses sintomas quando pensar em si mesmo ou em um ente querido.

Se você ou alguém que você conhece sofreu recentemente um ataque cardíaco, a reabilitação cardíaca é uma das melhores maneiras de se recuperar. A reabilitação cardíaca é um programa estruturado que combina exercícios supervisionados, educação e aconselhamento psicológico.

Seus benefícios incluem diminuição do risco de recorrência de ataque cardíaco, melhor adesão à medicação e redução do risco de morte. Pergunte ao seu médico sobre programas de reabilitação cardíaca após uma cirurgia cardíaca ou um ataque cardíaco.

Clique aqui para saber mais sobre como identificar os sinais de alerta de um ataque cardíaco.