Lidando com Depressão Sazonal

Published On: December 18, 2023

À medida que os dias ficam mais curtos e as noites mais longas, pessoas com transtorno afetivo sazonal podem experimentar um aumento na depressão. Não há uma causa clara para o transtorno afetivo sazonal (TAS em português e SAD em inglês), mas muitos especialistas afirmam que a falta de luz solar e os dias mais curtos podem contribuir com o aparecimento desse transtorno. Como saber se você está enfrentando o TAS e o que fazer a respeito?

Os sintomas do TAS podem incluir aumento do sono, retração social, irritabilidade e ansiedade, fadiga, diminuição da capacidade de concentração, aumento do apetite e perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas. Se você estiver enfrentando algum desses sintomas, pode estar lidando com o transtorno afetivo sazonal. Então, o que você deve fazer?

Algumas maneiras comuns de ajudar a aliviar esses sintomas são:

  • Exposição à luz solar – passe um tempo ao ar livre ou próximo de uma janela.
  • Passe tempo com outras pessoas, desabafe com alguém que você confie.
  • Faça exercícios físicos regularmente.
  • Faça coisas que você geralmente gosta. Mesmo se você perdeu o interesse em uma atividade, tente participar dela de qualquer maneira.
  • Estabeleça metas realistas; não se cobre muito.

Busque ajuda! Não há problema se essas dicas não funcionarem para você. Entrar em contato com um profissional de saúde é sempre uma opção e pode ser a melhor maneira de lidar com seus sintomas e melhorar. Não espere para entrar em contato com seu provedor de saúde – se estiver experienciando sintomas do TAS, marque uma consulta!