Proteja-se de Fraudes

Published On: April 17, 2024

A Internet abriu muitas portas à nossa sociedade. Muitas pessoas carregam consigo um computador de bolso para onde quer que vão. A tecnologia é conveniente, mas desconfie de golpistas prontos para tirar proveito de pessoas boas como você.

Proteja-se com alguns passos simples:

  • Desconfie. Se receber uma chamada telefónica a pedir informações pessoais, informações de cartão de crédito ou algo semelhante, faça uma pausa. Você pode perguntar de onde eles estão ligando e desligar. Entre em contato com a organização ou agência oficial para saber sobre o telefonema que você recebeu. Em caso de dúvida, não partilhe os seus dados pessoais.
  • Verifique os links antes de clicar. As tentativas de phishing podem parecer muito reais, mas muitas vezes há indícios de atividades suspeitas. Quando receber um e-mail com um link, verifique algumas coisas antes de clicar. Quem enviou? É esse o seu endereço de e-mail real? Há palavras com erros ortográficos na linha de assunto ou no corpo do e-mail? Se parecer ser de um amigo ou colega de trabalho, ligue para eles para verificar se veio deles e não de um hacker. Em caso de dúvida, não clique no link.
  • Use sites seguros. Você pode verificar se um site é razoavelmente seguro procurando o “s” em “https” no início do URL. Os URLs que começam com “http” são de texto simples, o que significa que partes não autorizadas podem acessá- los facilmente on-line. Em contraste, “https” transmite todos os dados em forma criptografada, o que é significativamente mais seguro.

O que você deve fazer se acredita que é vítima de um golpe? Denuncie imediatamente e tome medidas para se proteger. Se você acredita que forneceu informações financeiras a uma fonte não confiável, ligue imediatamente para o seu banco ou empresa de cartão de crédito para fazer uma denúncia e congelar suas contas até que você possa corrigir a situação.